CURSO 100% PRESENCIAL

PSICANÁLISE

VENHA SER SOBERANA!

Wagner Amarildo

COORDENADOR

BACHARELADO EM PSICANÁLISE

O psicanalista graduado pela SOBERANA terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva que lhe permitirá desempenhar suas funções de forma eficiente e criativa embasado no rigor técnico, científico e ético, atuando em todos os níveis de atenção à saúde.

Horários das Turmas

2025.2

Calendário de Provas

2025.2

Não Disponível

Corpo Docente

Odontologia

Perfil do Egresso

O perfil do egresso do Curso de Psicanálise da Faculdade Soberana de Sete Lagoas é o de um Psicanalista generalista, humanista e ético, com capacidade crítica e reflexiva, formação embasada em conhecimentos técnico-científicos e orientada para a promoção de saúde. O profissional formado deverá ser capaz de atuar no processo saúde-doença, tendo como referência a interdisciplinaridade, no sentido de intervir nos problemas de saúde mental do indivíduo e da comunidade, a partir das necessidades locais e regionais.

O elenco de COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS permitirá racionalizar os aspectos da ciência e tecnologia envolvidos na profissão, preparando o Psicanalista para a atuação pró ativa e inovadora, como um indivíduo capaz de pensar e trabalhar em equipe (multidisciplinar ou multiprofissional), comunicativo e ciente da importância da educação permanente como meio de aperfeiçoamento profissional.

Este profissional assim formado jamais considerará sua educação como um produto acabado, estará em contínua busca de novas soluções, e aquisição de novos conhecimentos que venham ampliar e enriquecer sua prática diária com base nas constantes transformações sócio-histórico-culturais do grupo social que estiver inserido.

Ademais, além de formar profissionais para o mercado de trabalho, a Faculdade Soberana almeja formar profissionais, que tenham um conhecimento científico sólido, que se apresentem como sujeitos INOVADORES E CRIATIVOS, e cidadãos plenos de sua responsabilidade social.

A Instituição tem em vista o seguinte perfil de egresso para o Curso:

    • I) Profissional generalista e humanista, capaz de atuar, de forma crítica, ética e reflexiva, nas atividades de planejamento, supervisão, elaboração e coordenação de projetos e serviços de Psicanálise;

 

    • II) Profissional consciente de sua inserção na sociedade e das relações com o outro, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando sua capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas da área.

 

    • III) Profissional apto a considerar, em sua atuação profissional, os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade, COM ÊNFASE SOBRE O CONTEXTO LOCAL E REGIONAL DA SUA ATUAÇÃO.

 

    • IV) Profissional capaz de se comunicar eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

 

    • V) Profissional apto a atuar em equipes multidisciplinares, ter liderança e compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente, em uma visão de educação continuada.

 

    • VI) Profissional acessível e que mantenha sigilo acerca das informações a ele confiadas, e capaz de interagir com profissionais da área da saúde, da assistência social, de áreas afins e com a sociedade;

Ressalta-se que o perfil do egresso do curso será alvo de constante avaliação do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado do Curso, uma vez a perspectiva de CONSTANTE AMPLIAÇÃO DESTE PERFIL EM FUNÇÃO DE NOVAS DEMANDAS APRESENTADAS PELO MUNDO DO TRABALHO.

Competências e Habilidades

Em consonância com o perfil do egresso, a IES considera as seguintes competências e habilidades a serem adquiridas no decorrer da formação:

Competências e Habilidades Gerais:

  • a) Identificar os fatores psicológicos (cognitivos, comportamentais e afetivos), sociais, econômicos e ambientais que constituem possíveis determinantes no processo saúde-doença.
  • b) Realizar intervenções consoantes ao diagnóstico realizado, com pertinência às necessidades das pessoas, tanto na clínica individual e grupal, quanto na atuação em saúde pública.
  • c) Reconhecer, avaliar e conduzir as emergências psicológicas, oferecendo atendimento ao paciente em crise, quando necessário.
  • d) Interagir com demais profissionais de saúde, comunicando intersetorialmente com outros serviços em consonância com a demanda.
  • e) Aprofundar os conhecimentos e propor projetos de pesquisa e extensão no campo da psicanálise e saúde.
  • f) Atuar em âmbito preventivo e terapêutico nos sistemas de saúde reconhecendo a estrutura institucional, organizacional e funcional dos sistemas público e privado de saúde.
  • g) Participar na gestão das políticas e programas de saúde do país.
  • h) Reconhecer e conduzir a gestão dos recursos para o atendimento em saúde, interagindo com os sistemas de saúde pública e privada.
  • i) Reconhecimento e aplicação do princípio da promoção da saúde, tanto no contexto do trabalho em equipes de saúde (atuação interdisciplinar), como na comunidade;
  • j) Realizar acolhimento, triagem e encaminhamento de acordo com as necessidades, enfatizando os aspectos psicossociais e ambientais que incidem na saúde das pessoas.
  • k) Reconhecer, avaliar e categorizar as emergências psicanalíticas, provendo os primeiros suportes.
  • l) Identificar fatores psicológicos e reconhecer os demais determinantes/condicionantes do processo saúde-doença, como os fatores sociais, econômicos, culturais, ambientais, dentre outros.
  • m) Usar instrumentos e tecnologia disponível para processos de diagnóstico e intervenção clínica individual e coletiva.

Objetivo do Curso: Geral e Específico

Objetivo geral

Sabendo das peculiaridades e especificidades regionais de um país continental como o Brasil, não resta dúvida de que a formação profissional deva ter um caráter generalista e abrangente. A Psicanálise foi fundada por Sigmund Freud que através da escuta da fala de pacientes histéricas descobriu o funcionamento do Inconsciente e o quanto as questões reprimidas influenciam a vida cotidiana do individuo, podendo até mesmo comprometer sua saúde mental.

Através da Escuta atenta as “queixas”, fantasias, medos, sofrimentos e questões dos seus pacientes, Freud apresentou ao mundo um método eficaz para analisar o Inconsciente e assim acessar as questões mais profundas na construção da identidade e tratamento de seus desvios.
A partir das observações de Freud, obtidas através de seus pacientes diagnosticados com neuroses, desenvolveu algumas teorias psicanalíticas de investigação da mente humana sobre:

    • traumas
    • fobias
    • complexos
    • pulsões
    • conflitos
    • transtornos etc.

Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo.

O Curso de Psicanálise a ser ministrado pela Faculdade Soberana, considerando a importância do profissional no contexto socioeconômico, cultural e político do país como um profissionale cidadão comprometido com os interesses que emanam da sociedade, objetiva capacitar o profissional com uma formação adequada ao exercício da prática psicanalística que considere as características locais e regionais do seu contexto educacional.

O Psicanalista graduado pela Faculdade Soberana vai entender e perceber a saúde como direito do cidadão, terá condições de ampliar a percepção do paciente e do binômio saúde/doença, extrapolando o enfoque vinculado à unidade patológica. Somado à sua inserção no contexto local e regional de atuação, é objetivo do curso formar alunos aptos a praticar conhecimentos emergentes no campo da Psicanálise, uma vez a constante modernização de conteúdos, técnicas e práticas próprios às Ciências da Saúde de forma geral.

Considerando esses pilares, em consonância com o perfil do egresso, o Curso de Psicanálise tem como Objetivo Geral:
Formar profissionais através da transmissão da psicanálise em sua especificidade, com base nos três elementos fundamentais da formação: estudo crítico da teoria psicanalítica, análise pessoal e supervisão. Ao termino do curso o participante terá fundamentos teóricos para escutar, identificar, distinguir e intervir nos sintomas psíquicos observados na clínica psicanalítica.

Objetivos específicos

O acadêmico de Psicanálise da Faculdade Soberana de Sete Lagoas, com formação generalista, deve compreender a saúde como direito do cidadão e empregar a técnica adquirida.

  • Capacitar o Psicanalista formado para a prática humanística, calcada em princípios éticos, de cidadania e sustentados por uma consciência social; compreendendo que este comportamento ético e moral deve estender-se além da relação profissional-paciente, e nortear todas as relações humanas envolvidas no processo formativo;
  • Possibilitar ao egresso a atuação no âmbito individual e coletivo, capaz de adequar seus conhecimentos acadêmicos à população e às condições do local onde irá exercer sua atividade, seja no Sistema público ou privado;
  • Dotar o profissional de visão crítica, ciente da necessidade da aprendizagem permanente para manter-se atualizado com as constantes inovações científico-tecnológicas da profissão;
  • Capacitar o profissional em conhecimentos inovadores emergentes no campo da Psicanálise.
  • Dominar os conhecimentos, traduzidos em conceitos, procedimentos e atitudes, específicos da Psicanálise e aqueles advindos das ciências afins, norteados e orientados, sempre, por valores éticos, morais e sociais, particulares ao Homem e próprios de uma sociedade plural e democrática;
  • Compreender os desafios e as rápidas transformações da sociedade, do mundo do trabalho e das condições de exercício profissional, com ênfase no contexto local e regional.
  • Interagir cooperativamente tanto com a comunidade acadêmico-profissional quanto, especialmente, com a sociedade em geral;
  • Manifestar capacidade de expressão e comunicação interpessoal;
  • Reconhecer suas limitações e estar flexível para adaptar-se às mudanças circunstanciais;
  • Reconhecer a saúde como direito inalienável e condição digna de vida do ser humano;
  • Respeitar os princípios éticos que norteiam a intervenção profissional em Psicanálise; considerando e avaliando o impacto de suas atividades no contexto socioambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região na qual está inserido.
  • Coletar, interpretar dados e analisar informações clínicas e epidemiológicas regionais relevantes à saúde no âmbito da Psicanálise;
  • Elaborar e executar planos de intervenção, garantindo a integralidade da assistência Psicanalística;
  • Atuar em ambiente multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar de forma eficiente e eficaz na promoção da saúde;
  • Identificar os aspectos socioeconômicos, culturais e biológicos das doenças prevalentes em sua região de atuação;
  • Compreender conhecimentos emergentes no campo da Psicanálise;
  • Ser capaz de diálogo colaborativo, complementar e funcional, capaz de atribuir igual valor e consideração à diversidade de pensamentos, visões e estratégias nas equipes profissionais em que fizer parte.
  • Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, participar de investigações científicas sobre doenças mentais e estar preparado para aplicar os resultados de pesquisas para os cuidados de saúde buscando melhorar a percepção e providenciar soluções para os problemas e áreas relacionadas e necessidades globais da comunidade.
  • Exercer sua profissão como forma de participação e contribuição social; e
  • Despertar e cultivar o espírito crítico e reflexivo, visando seu desenvolvimento individual e o crescimento e expansão da Psicanálise.

Regulamentação de Estágio

O Curso de Odontologia da Faculdade Soberana buscou fundamentar o modelo de Estágio Supervisionado nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia (Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002), que garante o desenvolvimento de estágios curriculares com orientação docente.

Entende-se, dessa forma, que o estágio possibilita a abertura de espaço para um trabalho orgânico e comprometido, devendo as experiências por ele proporcionadas envolver atividades e observações realizadas em confronto com subsídios das diferentes áreas do Curso. Trata-se, isso posto, de um exercício pré-profissional em que o estudante aplica, sob supervisão docente, os conhecimentos teóricos adquiridos no curso e toma contato com as atividades práticas de sua área, desenvolvendo as habilidades necessárias ao exercício profissional.

O estágio deve servir, ainda, como fonte de referência para a permanente adequação dos programas e práticas pedagógicas das disciplinas do Curso às necessidades profissionais dos alunos. O estágio supervisionado está calcado na filosofia básica do Curso, representada por uma proposta político-pedagógica que contempla a formação generalista, a relação teoria/prática, o compromisso social do cirurgião-dentista e o trabalho coletivo interdisciplinar.

No período em que desenvolve seu programa de estágio curricular, o aluno conta com supervisão e coordenação constantes, dado o apoio da coordenação do curso e dos professores das disciplinas Estágio Supervisionado - Clínica Integrada, esses últimos definidos levando-se em consideração cada uma das especialidades desenvolvidas no curso. Além do conteúdo de cada especialidade trabalhada nessas disciplinas, aos professores das disciplinas também cabe a orientação aos alunos a respeito dos aspectos éticos e legais envolvidos e o desenvolvimento das principais competências profissionais requeridas pela sociedade contemporânea.

Todas as atividades desenvolvidas pelos alunos ficarão registradas nos prontuários dos pacientes em arquivos próprios da Clínica Integrada, preenchidos pelos discentes sob orientação dos professores-supervisores. Além disso, há a Ficha de Avaliação Prática a ser preenchida por cada professor no momento da avaliação do estágio do discente. Toda essa dinâmica do estágio e do funcionamento da Clínica Integrada são regidos por regulamento próprio, anexado ao PPC do curso e disponibilizado para toda a comunidade acadêmica.

Ressalta-se que a programação do estágio é ajustada aos objetivos do curso e ao perfil do egresso e durante o processo será observada a execução dos procedimentos, assim como o acompanhamento de suas ações para fins de avaliação de desempenho acadêmico. O estágio supervisionado é um componente obrigatório da organização curricular do curso de graduação, sendo uma atividade intrinsecamente articulada com a prática de ensino e as atividades de cunho acadêmico.

O estágio curricular do Curso de Odontologia da Faculdade Soberana baseia-se num conjunto de atividades e expertises proporcionadas aos estudantes através de sua inserção nos cenários de atuação do profissional, com o objetivo de articular a teoria à prática e desempenhar atividades relacionadas com ensino e pesquisa, de forma sistematizada e direcionada, objetivando pôr em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, tendo como finalidade a capacitação para o exercício profissional, sempre sob a supervisão do docente habilitado e capacitado na sua respectiva área de atuação.

Desta forma, os cenários de atuação são múltiplos, proporcionados, de um lado, pela Clínica Integrada, dentro da faculdade, e pela existência de convênios com a Rede Municipal de Saúde para inserção dos discentes nos campos de estágio vinculados ao SUS, estabelecidos pela instituição de forma a abarcar todo o corpo de alunos.

Regulamentação de TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso, previsto na matriz curricular do curso, visa propiciar aos acadêmicos a oportunidade de demonstrar o grau de conhecimento adquirido, o aprofundamento temático, bem como o estímulo à produção científica, a consulta à bibliografia especializada, o aprimoramento de capacidade de interpretação e a crítica às diversas realidades com as quais se depara. O TCC em Odontologia é objeto de regulamento próprio, atendendo à concepção curricular do projeto pedagógico e deverá ser apresentado pelo aluno no final do 10º período do curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma importante experiência no processo de aprendizado do aluno no que diz respeito à educação continuada. Com conhecimentos prévios iniciados na disciplina “Metodologia do Trabalho Acadêmico e Científico” no primeiro período, o aluno cursa, no nono período do curso, a disciplina Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso, (com 44 horas/aula), visando a identificar objetivos, pesquisar os meios, estudar avaliação de projetos, conhecer linhas a serem seguidas no projeto e, a partir destes conhecimentos, utilizá-los para auxiliar na construção do projeto e, numa etapa seguinte, na redação dos seus TCC´s. A expectativa é de que, já nesta disciplina, o discente possa desenvolver habilidades técnicas de revisão bibliográfica e a produção de alguns trabalhos acadêmicos.

No último período, o graduando desenvolve, então, o seu Trabalho de Conclusão de Curso, sendo orientado individualmente por um professor orientador, escolhido pelo discente, que pode ser definido tendo em vista a proximidade do tema escolhido pelo aluno e a área de competência do docente. Para isso, o aluno deverá estar matriculado na disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso” do décimo período, com total de 44 horas/aula. Todos os trabalhos serão apresentados para banca examinadora composta por três membros do corpo docente da instituição, sendo um deles o orientador do aluno. Todos os trabalhos aprovados pela banca serão encadernados e enviados para consulta pública na biblioteca, além de serem entregues também em mídia digital.

É importante ressaltar que o Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia tem como objetivo principal o aprimoramento e a integração dos conhecimentos e dos conteúdos apreendidos durante a formação com vistas à atuação profissional e às possibilidades de formação continuada do aluno, uma vez que, a partir do TCC, o aluno estará apto a escrever textos de caráter acadêmico-científico, sentindo-se estimulado a dar continuidade a este trabalho, por meio de uma pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu. Ressalta-se ainda que a Instituição contará com um acervo bibliográfico e acesso a periódicos nacionais e internacionais que servirão para busca de informação durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

O estágio deve servir, ainda, como fonte de referência para a permanente adequação dos programas e práticas pedagógicas das disciplinas do Curso às necessidades profissionais dos alunos. O estágio supervisionado está calcado na filosofia básica do Curso, representada por uma proposta político-pedagógica que contempla a formação generalista, a relação teoria/prática, o compromisso social do cirurgião-dentista e o trabalho coletivo interdisciplinar.

O regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso, com todas as especificidades que envolvem seu funcionamento, está anexado ao PPC (anexo V) e disponível para toda a comunidade acadêmica.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Informática

A Instituição conta com laboratório de informática que fica à disposição dos discentes e da comunidade da cidade durante todo o seu horário de funcionamento. Os alunos podem utilizar o Laboratório de Informática a qualquer momento, sem necessidade de agendamento prévio, desde que o espaço não esteja sendo utilizado para aula.

Laboratório Multidisciplinar

O Laboratório é destinado às aulas práticas das disciplinas Histologia, e Patologia, além de disponibilizado aos discentes para estudo livre sob agendamento, atividades de Extensão e Iniciação Científica.

O Laboratório Multidisciplinar II é destinado às aulas práticas das disciplinas de Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Microbiologia e Imunologia do curso de Odontologia, com a disponibilidade dos discentes utilizarem suas dependências para estudo livre, após agendamento, atividades de extensão e iniciação científica.

Este laboratório multidisciplinar está equipado com bancadas adaptadas com sistema de água, ar e chama. Equipamentos de segurança coletivo (EPC), quadro branco, Agitador magnético, Autoclave, Balança eletrônica digital, Banho-Maria, Capela de Exaustão de Gases, Chuveiro de Emergência, Destilador de Água, Estufa de secagem, Geladeira, Manta aquecedora, Phmetro, vidraria completa, bem como materiais de suporte para as práticas laboratoriais.

O Laboratório é destinado às aulas práticas das disciplinas de Anatomia Humana, Anatomia de Cabeça e Pescoço, Embriologia, além de disponibilizado aos discentes para estudo livre sob agendamento, atividades de Extensão e Iniciação Científica.

TOP Edital Vestibular 2026