Regulamentação de Estágio
O Curso de Odontologia da Faculdade Soberana buscou fundamentar o modelo de Estágio Supervisionado nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia (Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002), que garante o desenvolvimento de estágios curriculares com orientação docente.
Entende-se, dessa forma, que o estágio possibilita a abertura de espaço para um trabalho orgânico e comprometido, devendo as experiências por ele proporcionadas envolver atividades e observações realizadas em confronto com subsídios das diferentes áreas do Curso. Trata-se, isso posto, de um exercício pré-profissional em que o estudante aplica, sob supervisão docente, os conhecimentos teóricos adquiridos no curso e toma contato com as atividades práticas de sua área, desenvolvendo as habilidades necessárias ao exercício profissional.
O estágio deve servir, ainda, como fonte de referência para a permanente adequação dos programas e práticas pedagógicas das disciplinas do Curso às necessidades profissionais dos alunos. O estágio supervisionado está calcado na filosofia básica do Curso, representada por uma proposta político-pedagógica que contempla a formação generalista, a relação teoria/prática, o compromisso social do cirurgião-dentista e o trabalho coletivo interdisciplinar.
No período em que desenvolve seu programa de estágio curricular, o aluno conta com supervisão e coordenação constantes, dado o apoio da coordenação do curso e dos professores das disciplinas Estágio Supervisionado - Clínica Integrada, esses últimos definidos levando-se em consideração cada uma das especialidades desenvolvidas no curso. Além do conteúdo de cada especialidade trabalhada nessas disciplinas, aos professores das disciplinas também cabe a orientação aos alunos a respeito dos aspectos éticos e legais envolvidos e o desenvolvimento das principais competências profissionais requeridas pela sociedade contemporânea.
Todas as atividades desenvolvidas pelos alunos ficarão registradas nos prontuários dos pacientes em arquivos próprios da Clínica Integrada, preenchidos pelos discentes sob orientação dos professores-supervisores. Além disso, há a Ficha de Avaliação Prática a ser preenchida por cada professor no momento da avaliação do estágio do discente. Toda essa dinâmica do estágio e do funcionamento da Clínica Integrada são regidos por regulamento próprio, anexado ao PPC do curso e disponibilizado para toda a comunidade acadêmica.
Ressalta-se que a programação do estágio é ajustada aos objetivos do curso e ao perfil do egresso e durante o processo será observada a execução dos procedimentos, assim como o acompanhamento de suas ações para fins de avaliação de desempenho acadêmico. O estágio supervisionado é um componente obrigatório da organização curricular do curso de graduação, sendo uma atividade intrinsecamente articulada com a prática de ensino e as atividades de cunho acadêmico.
O estágio curricular do Curso de Odontologia da Faculdade Soberana baseia-se num conjunto de atividades e expertises proporcionadas aos estudantes através de sua inserção nos cenários de atuação do profissional, com o objetivo de articular a teoria à prática e desempenhar atividades relacionadas com ensino e pesquisa, de forma sistematizada e direcionada, objetivando pôr em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, tendo como finalidade a capacitação para o exercício profissional, sempre sob a supervisão do docente habilitado e capacitado na sua respectiva área de atuação.
Desta forma, os cenários de atuação são múltiplos, proporcionados, de um lado, pela Clínica Integrada, dentro da faculdade, e pela existência de convênios com a Rede Municipal de Saúde para inserção dos discentes nos campos de estágio vinculados ao SUS, estabelecidos pela instituição de forma a abarcar todo o corpo de alunos.